segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Faça! Bacalhau ...

Bacalhau grelhado com doce de tomate e espaguete de legumes

Por Ítalo Sales de Lima


Foto: Augusto Ratis/Deguste
     A receita foi criada por Ítalo Lima
Ingredientes

200 gramas de Filé de bacalhau Norueguês dessalgado
02 Tomates maduro em cubos
50 gramas Açúcar granulado
300 ml Água
40 gramas de cenoura em tiras (juliene)
40 gramas de abobrinha em tiras (juliene)
40 gramas de berinjela em tiras (juliene)
40 gramas de pimentão vermelho em tiras (juliene)
80 ml de azeite de oliva
30 gramas de manteiga
30 gramas de queijo Parmesão
Cravo, canela em pau e pimenta do reino em grãos, sal e pimenta, alecrim fresco picado, manjericão fresco picado, salsinha fresca picada  e sumo de limão


Modo de preparo

1º passo: Numa panela coloque os tomates, a água, o açúcar, o cravo, a canela, a pimenta, e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar com a consistência de doce. Reserve.

2º passo: Numa vasilha, misture a metade do azeite com o manjericão, o alecrim e a salsinha, todos picados.

3º Passo: 3.Numa frigideira antiaderente, acrescente a manteiga e salteie os legumes na seguinte sequência: cenoura, abobrinha, berinjela e o pimentão vermelho. Alternando em tempos de 01 minuto.

4º passo: Tempere com sal e pimenta, acrescente o azeite com as ervas, o sumo de limão, finalize com o parmesão.

5º passo: Numa frigideira antiaderente grelhe o bacalhau com azeite de oliva, por 5 minutos, ou até dourar levemente.

Servir o bacalhau com o espaguete de legumes e o doce de tomate.



Rendimento

1 porção

sábado, 25 de dezembro de 2010

Para Cada Vinho Uma Taça.

Servir o vinho em uma taça adequada não é uma questão de esnobismo, como querem alguns, nem tampouco de alquimia, como querem outros. É tão somente uma questão de elegância, de conhecimento e principalmente coerência, uma vez que a taça é, essencialmente, o elemento principal para sorver e degustar o vinho. Afinal de contas é através dela que é apresentado, analisado e servido o vinho. A forma, a espessura, as bordas, a limpidez, e tudo o mais em uma taça, tem influencia clara e direta, na avaliação visual, olfativa e gustativa  do vinho.  

É ela, a taça, a responsável, de acordo com suas formas  e  características, pelas descobertas de um número infinito de sensações, de aromas e sabores quando da degustação de um  vinho. Para isso concorrem a forma e o tamanho da taça, o diâmetro da embocadura e principalmente a matéria prima utilizada na sua produção.  Além do mais, cada vinho tem seu exclusivo conjunto de características e qualidades que necessita ser descoberto. Fundamentado nisso e entendendo as diferentes características de cada um dos vinhos varietais, designers e vidreiros elaboraram taças que são, na realidade, verdadeiros instrumentos de prazer e de análise.
Assim, ao longo das últimas décadas foram criados taças de distintas formas e corpos, com objetivos específicos.   Como o tamanho e a  forma da taça, interferem sobre os  aromas, mediante sua maior ou menor aeração  e sua difusão ou concentração, testes e estudos também  foram feitos com o propósito de elaborar peças exclusivas para cada vinho. Desta forma, as grandes casas vidreiras, desenvolveram linhas especiais de taças dirigidas a castas e regiões produtoras do Novo e do Velho Mundo além de peças especiais para caldos únicos, como o Porto e o Jerez. Assim, há uma taça para cada tipo de vinho e as mais conhecidas são:

Taça Grand Cru Bordeaux – Taça criada em 1959, desenvolvida para realçar a especificidade dos grandes vinhos de Bordeaux, feitos com Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. É recomendada também para os vinhos: Brunello di Montalcino, Cabernet Franc, Cabernet  Sauvignon, Graves rouge, Listrac, Merlot, os franceses de Médoc, Margaux, Moulis, Pauillac, Pomerol, St. Emilion, St. Estèphe, St. Julien,

Taça Grand Cru Borgonha – Taça criada em 1958, representou um salto qualitativo em termos de concepção. O seu design objetiva realçar as nuances do vinho da Borgonha, caracterizado pela moderada acidez e por  taninos moderados. É recomendada também para os vinhos Barbaresco, Barolo, Echézeaux, Gamay, Musigny, Nuits Saint Georges, Nebbiolo, Pommard, Pinot noir, Romanée Saint Vivant, Santenay, Volnay, Vosne - Romanée, Vougeo.

Taça Pinot Noir – Taça desenvolvida para realçar as características organolépticas dos vinhos de Pinot Noir. É recomendada também para os vinhos Beaujolais Noveau, Gammay, Pinotage e Romanée Conti.
Taça para Syrah /Shiraz – Taça idealizada para liberar aromas e sabores dos vinhos de Syrah, notadamente as notas de azeitonas pretas e os sabores que caracterizam a casta. Recomendado também para os vinhos: Amarone della Valpoliccela,  Barbera e os da região do Rhone.

Taça para Chardonnay – Taça concebida  para destacar as características  aveludadas e a  complexa textura encontrada nos vinhos  Chardonnay. Além do mais, permite que os vinhos jovens possam expressar toda a sua frescura revigorante e os vinhos mais maduros  são incentivados a liberar as notas de especiarias e minerais tão típicas da variedade. Recomendada também para os vinhos: Albariño, Bourgogne Aligoté, Chablis, Chenin Blanc, Corton-Charlemagne, Hermitage blanc, Marsanne, Meursault, Pinot (Blanc, Grigio, Gris), Sauvignon-Sémillon (Barrique), Viognier.

Taça para Sauvignon Blanc – Taça adequada  para todos os estilos de Sauvignon Blanc, desde os  minerais vinhos do Loire aos refrescantes e pleno de frutas cítricas e tropicais da Nova Zelândia, passando pelos  frescos e vibrantes Pinot Grigio. Recomendado também  para: Bordeaux (branco), Chenin Blanc, Fumé Blanc, Gewürztraminer, Loire (Blanc), Sémillon. Ao longo do tempo outras taças foram feitas para vinhos tintos e brancos, das mais diferentes regiões produtoras do mundo, tornando o ato de degustar o vinho algo cada vez mais prazeroso. Afinal de contas, como dizia um vidreiro de antigamente “ a vida é demasiadamente curta para se beber um bom vinho em uma taça inadequada”.

Você está preparado para ser um chef de cozinha?

image O mercado gastronômico está em alta e a tendência por uma maior demanda por profissionais na área já é realidade. Mas será que as pessoas que visam entrar neste mercado para trabalhar como chefs de cozinha sabem o que realmente os aguarda?
Muitas das pessoas que buscam entrar neste mercado vislumbram a possibilidade de se tornarem chefs de cozinha, ganhar um salário pomposo e o status de chef renomado. O caminho para atingir este sonho é árduo e começa do outro lado da panela. Quando digo o outro lado da panela estou me referindo ao lado onde o fogo esquenta e a sujeira agarra. É assim que começa a vida de um chef, por muitas vezes trabalhando apenas como ajudante lavando panelas impregnadas de gordura, mas cheias de sonhos.
Noto que nos cursos de gastronomia, muitos alunos acreditam que assim que concluírem a escola já trabalharão como Chefs de cozinha. Mas a realidade é completamente diferente. A formação de um chef de cozinha não se dá somente na sala de aula, ou melhor, na cozinha da escola de gastronomia. O status de chef se conquista com a experiência e é preciso fazer um pouco de tudo dentro da cozinha para um dia chegar a tal, desde lavar panelas até preparar os pratos, afinal se você se tornar um chef de cozinha é porque terá a capacidade de comandar uma equipe e para comandar é preciso saber fazer de tudo.
O importante é que se dediquem e façam estágios em vários estabelecimentos. A experiência de passar por várias cozinhas é importante, pois cada uma tem sua dinâmica de trabalho, um tipo de culinária e pessoas diferentes. Com esta experiência na bagagem com certeza os caminhos para se tornar um novo chef virão e juntamente com a conquista novas responsabilidades.
É importante ressaltar que um chef não se dá ao luxo de somente degustar os pratos deliciosos feitos na cozinha, mas também devem estar preparados para gerenciar a cozinha como um todo e isto inclui avaliar os custos dos pratos, matérias-primas, gerenciar sua brigada de trabalho, conflitos, propor soluções inovadoras, desenvolver nos pratos, entre várias outras funções. E então eu termino esta matéria com a mesma pergunta que fiz no início. Você está preparado para ser um chef de cozinha?

Nova revista | Mesa Tendências.


Chegou a nova publicação brasileira no segmento de revistas: Mesa Tendências.Logo de primeira a apresentação da revista chama atenção, sem dúvida há um cuidado para torná-la diferenciada (olhando papel, diagramação, fotos…), além de todo conteúdo da revista ser traduzido para o inglês. São poucos exemplares disponíveis, sendo que serão distribuídos por algumas livrarias e bancas do país, além do envio direcionado para 500 grandes chefs – do Brasil e do mundo. A publicação é da editora 4Capas, mesma da revista Prazeres da Mesa.
Gostei das entrevistas, e para quem gosta de fotos de culinária, vai gostar ainda mais da novidade.