segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

San Chef Mode Cuisine tem representação em Natal.

 

Chef Ítalo Sales é o responsável pela vinda da moda gastronômica carioca

 

21/02/2011 às 16:22
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Fotos: Thyago Macedo / Deguste
Estojo para facas (ref.: Raíz forte) também é confeccionado pela San Chef


O Chef Ítalo Sales de Lima, conhecido pela sua experiência culinária com destaque para as cozinhas espanhola, francesa e italiana, resolveu expandir seu horizonte e fazer parte do ramo de representações. Há cerca de dois meses, Ítalo representa em Natal a estilista e empresária Cláudia Sanmartin Guerra, idealizadora da San Chef Mode Cuisine.


Foto: Cedida
Estilista Claudia Sanmartin, idealizadora da San Chef Mode Cuisine

A San Chef está no mercado há dez anos e é o único atelier do Brasil com criação de uniformes exclusivos, para a área da gastronomia, com a assinatura de uma estilista, Claudia Sanmartin. O escritório, a linha de produção e o show room estão em um sobrado no Cais do Porto no Rio de Janeiro. Além de Natal, possui representações em Minas Gerais, São Paulo e Brasília.



Jaqueta é feita com 100% de algodão para evitar queimaduras

Claudia Guerra já é considerada a preferida dos chefs em todo o Brasil. Sua carteira de clientes tem importantes nomes da culinária carioca e paulista, como os chefs Felipe Bronze, Rodolfo Botino, Eduardo Cunha, Roberta Sudbrack, Claude Troisgros, do programa "Que Maravilha", da GNT, Andrea Tinoco, Christophe Lidy, Marcos Sodré, e também o figurino do reality show Super Chef da Ana Maria Braga, Hotéis Sofitel, entre outros.

Chef Ítalo Sales, representante San Chef, e sua esposa Luciana Torres

O chef Ítalo Sales destaca que a etapa principal é desenvolver a revenda e formar parcerias em Natal e região, com peças exclusivas para cada revendedor. "Estamos desenvolvendo na Universidade Potiguar e na Escola Barreira Roxa um trabalho de divulgação, com peças do kit aluno básico San Chef, para os alunos que queiram se vestir com estilo e conforto em sala de aula", afirma Ítalo.
 
Uniformes são exclusivos e os únicos no Brasil assinados por estilista
O diferencial da marca é, sem dúvida, a personalização. Somado à funcionalidade do uniforme, a qualidade, o caimento e a beleza. Para as criações, a estilista se baseia na decoração, no cardápio e nas atividades dos funcionários do estabelecimento. Os tecidos são de Sarja 100% algodão.


A esposa de Ítalo, a estudante de Gastronomia da UNP, Luciana Torres, conta que os uniformes da San Chef são especiais, principalmente, no que diz respeito ao tecido. "Para os estudantes é fundamental que o tecido seja de um material 100% algodão, pois o risco de pegar fogo é bastante minimizado", conta Luciana.


As indumentárias da San Chef atendem lojas Gourmets e de artigos profissionais, além de todos os segmentos relacionados que vão desde restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes, até escritórios e empresas, os projetos de reformulação de uniformes são feitos para toda a equipe.


Mensalmente, são vendidas cerca de 2.500 peças para vários pontos do país e por volta de 3000 modelos diferentes e únicos. A estilista Claudia elabora jaquetas, calças, aventais, e chapéus que variam de cor, estampas, e modelagens para chefs, cozinheiros, bartenders, chocolatiers, garçons e somelliers. O conforto e a leveza são palavras-chave na hora de confeccionar as peças.
  

Ter uma vestimenta personalizada não é só privilégio dos profissionais da gastronomia, os gourmets de plantão também podem fazer parte dessa moda. Basta entrar em contato com o representante Ítalo Sales e encomendar a sua. O Chef adianta que em breve a San Chef pretende montar uma loja exclusiva em Natal.




Chef Ítalo Sales – Representante San Chef

Fone: 9139-0066
Twitter: @chefitalosales
Facebook: Chef Ítalo Sales
chefitalosales@gmail.com
www.sanchef.com.br
Por Michele Oliveira

http://www.revistadeguste.com/reportagens/view/855

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san chef mode cuisine, chef italo sales
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San Chef Mode Cuisine tem representação em Natal.

Chef Ítalo Sales é o responsável pela vinda da moda gastronômica carioca

21/02/2011 às 16:22
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Fotos: Thyago Macedo / Deguste
Estojo para facas (ref.: Raíz forte) também é confeccionado pela San Chef


O Chef Ítalo Sales de Lima, conhecido pela sua experiência culinária com destaque para as cozinhas espanhola, francesa e italiana, resolveu expandir seu horizonte e fazer parte do ramo de representações. Há cerca de dois meses, Ítalo representa em Natal a estilista e empresária Cláudia Sanmartin Guerra, idealizadora da San Chef Mode Cuisine.


A San Chef está no mercado há dez anos e é o único atelier do Brasil com criação de uniformes exclusivos, para a área da gastronomia, com a assinatura de uma estilista, Claudia Sanmartin. O escritório, a linha de produção e o show room estão em um sobrado no Cais do Porto no Rio de Janeiro. Além de Natal, possui representações em Minas Gerais, São Paulo e Brasília.

Foto: Cedida
Estilista Claudia Sanmartin, idealizadora da San Chef Mode Cuisine

Claudia Guerra já é considerada a preferida dos chefs em todo o Brasil. Sua carteira de clientes tem importantes nomes da culinária carioca e paulista, como os chefs Felipe Bronze, Rodolfo Botino, Eduardo Cunha, Roberta Sudbrack, Claude Troisgros, do programa "Que Maravilha", da GNT, Andrea Tinoco, Christophe Lidy, Marcos Sodré, e também o figurino do reality show Super Chef da Ana Maria Braga, Hotéis Sofitel, entre outros.

O chef Ítalo Sales destaca que a etapa principal é desenvolver a revenda e formar parcerias em Natal e região, com peças exclusivas para cada revendedor. "Estamos desenvolvendo na Universidade Potiguar e na Escola Barreira Roxa um trabalho de divulgação, com peças do kit aluno básico San Chef, para os alunos que queiram se vestir com estilo e conforto em sala de aula", afirma Ítalo.

Jaqueta é feita com 100% de algodão para evitar queimaduras

O diferencial da marca é, sem dúvida, a personalização. Somado à funcionalidade do uniforme, a qualidade, o caimento e a beleza. Para as criações, a estilista se baseia na decoração, no cardápio e nas atividades dos funcionários do estabelecimento. Os tecidos são de Sarja 100% algodão.

A esposa de Ítalo, a estudante de Gastronomia da UNP, Luciana Torres, conta que os uniformes da San Chef são especiais, principalmente, no que diz respeito ao tecido. "Para os estudantes é fundamental que o tecido seja de um material 100% algodão, pois o risco de pegar fogo é bastante minimizado", conta Luciana.

Chef Ítalo Sales, representante San Chef, e sua esposa Luciana Torres

As indumentárias da San Chef atendem lojas Gourmets e de artigos profissionais, além de todos os segmentos relacionados que vão desde restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes, até escritórios e empresas, os projetos de reformulação de uniformes são feitos para toda a equipe.

Mensalmente, são vendidas cerca de 2.500 peças para vários pontos do país e por volta de 3000 modelos diferentes e únicos. A estilista Claudia elabora jaquetas, calças, aventais, e chapéus que variam de cor, estampas, e modelagens para chefs, cozinheiros, bartenders, chocolatiers, garçons e somelliers. O conforto e a leveza são palavras-chave na hora de confeccionar as peças.
 

Ateliê de Claudia Sanmartin é um dos preferidos de chefs do RJ e SP

Ter uma vestimenta personalizada não é só privilégio dos profissionais da gastronomia, os gourmets de plantão também podem fazer parte dessa moda. Basta entrar em contato com o representante Ítalo Sales e encomendar a sua. O Chef adianta que em breve a San Chef pretende montar uma loja exclusiva em Natal.

Chef Ítalo Sales – Representante San Chef

Fone: 9139-0066
Twitter: @chefitalosales
Facebook: Chef Ítalo Sales
chefitalosales@gmail.com
www.sanchef.com.br
 

Transforme cenoura em bacon.

Como vocês já sabem, esse blog não igual os outros 99,9999% dos blogs de gastronomia que ficam dando receitinhas e falando de “mimimis”. Falo isso porque não vou mostrar aqui como transformar uma cenoura num bacon, vou só divulgar essa ideia sensacional. O autor é o americano Kent Brew, ele publicou no seu Flickr um passo-a-passo de como fazer seu filho comer cenoura. Vale um click!

A Etiqueta do Sushi.

Pra você que acha que é super descolado e gosta de comer “um japa” de vez em quando. Aprenda a não fazer feio na mesa com a etiqueta do sushi. O gráfico eu achei por aí mas não sei o autor (se alguém souber avisa) e o texto é uma tradução minha bem ao pé da letra.

Etiqueta do Sushi:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A fórmula da Coca-Cola


O site de um programa de rádio nos Estados Unidos, revelou, nesta semana, todos os ingredientes da receita mais bem guardada – há mais de 125 anos – do mundo: a fórmula da Coca-Cola. Alguns dos ingredientes listados pelos produtores do programa de rádio This American Life são familiares para qualquer pessoa que já leu o rótulo do refrigerante: água, açúcar, ácido cítrico e caramelo. Mas ninguém imaginava que o refrigerante teria óleos de noz moscada e laranja, ou óleo de neroli. Segundo o site, a receita foi publicada em 1979 em um jornal local de Atlanta, nos Estados Unidos, onde fica a sede da empresa, mas ninguém parece ter prestado muito atenção na época. A reportagem de 32 anos de idade, que estava na página 28 do jornal , mostra a fotografia de uma fórmula que dizia ser a cópia da Coca-Cola. Aparentemente, a fórmula foi escrita por um farmacêutico, amigo do criador da Coca-Cola, John Pemberton, e teria sido passada de mão em mão ao longo de várias gerações. Segundo os jornalista, historiadores e farmacêuticos da época, a fórmula pode ser verdadeira, ou no mínimo, é uma versão da fórmula. A verdade é que, mesmo com a euforia em torno da fórmula, ela é só um detalhe. Imitar a Coca-Cola é ter uma das marcas mais valiosas do mundo, operar em mais de 200 países, ter mais de 90.000 funcionários, ser dona de mais de 450 marcas, ter mais de 20 milhões de pontos de venda, 500 mil caminhões, 10 milhões de vending machines e por aí vai... Resumindo, a Coca-Cola é os Beatles dos refrigerantes. Ponto!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Giraffas – Contrafilé Gourmet ao Molho de Gorgonzola

gourmet_giraffas
Há alguns meses atrás, a rede dos Mamíferos Ruminantes e Pescoçudos lançou uma série de pratos Gourmet. Todos tem como base, uns molhos frescurentos e a opção de Contrafilé, Frango ou Filé Minhau. Como não sou rico mas também não sou pobre, optei pelo Contrafilé com molho de Gorgonzola.
A carne (se é Contrafilé mesmo, não sei, fico devendo) pelo menos não é aquela coisa compactada, com preços menores e voltada para uma faixa social menos abastada. Sim, antes qure me venham com 4 pedras nas mãos, o Giraffas foca sua clientela na Classe C.
Voltando ao assunto, para ser Gourmet, essa linha tem que comer muito feijão (ou Pâté de foie gras, no caso), o molho tem um leve sabor de Queijo do tipo Gorgonzola e é ralo, fino e aguado. O acompnhamento é feito pelo Arroz gourmet e pelas “belas” batatas fritas gourmet. Ok, o arroz e as batatas foram taxadas de gourmet por minha conta.
É interessante a diversificação de pratos da rede, mas os cerca de R$ 19,00 investidos definitivamente não valem a pena.
Além do molho com base de gorgonzola, você pode optar por molho a base de mostarda Dijon e o Bordalaise que é um molho a base de vinho e champignon. Não, não irei experimentar esses outros molhos. Sinto muito. Passo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reserva pelo Facebook

O restaurante Zena Caffè, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, lançou uma novidade esta semana. Um aplicativo na sua página do Facebook para efetuar reservas online no restaurante. É o primeiro restaurante no Brasil adotando a ferramenta. A iniciativa da casa tem o intuito de estreitar o relacionamento com seus clientes fazendo uso do aplicativo dentro da rede social.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Você não sabe nada de cozinha?

Posted: 08 Feb 2011 05:00 AM PST
Esse post foi feito especialmente pra você que gosta de cozinhar, que gosta de receber os amigos em casa, que viaja muito e conhece muitos restaurantes, que já fez vários cursos e adora comprar panelas e facas e aparatos pra cozinha. Pra você que é fera (NOT). Eu duvido que você tenha metade desses itens. Eu duvido que você saiba pra que serve todos eles. Sua chance de impressionar é comprando esse poster por 20 dólares, aqui. Vai! Via

Com que dolmã eu vou?

Com que dolmã eu vou?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Seja Molecular!

 


Depois que o gênio Ferran Adrià trouxe para a mídia a gastronomia molecular (comida de banguela, segundo o Diogo Mainardi) todo mundo imitou. Você vai ali no restaurante da esquina e o cara inventa moda na salada com uma espuma de cenoura. Vai jantar com a esposa, o chef te serve uma “esfera de ragu”. Virou moda mesmo, todo mundo faz e agora você também pode. Já ouvi falar de vários kits assim, mas este me parece o mais completo. Com ele você vai aprender as técnicas mais famosas, entre elas: esferificação, gelificação, emulsão em 50 receitas com passo-a-passo mais ingredientes e ferramentas. Tudo isso por 70 dólares, aqui. Se alguém conhecer algum kit tão bom ou com o preço melhor, diz aí.

Você sabe o Ponto da carne?


Ponto da Carne!
Você sabe reconhecer o ponto da carne? Então aprenda aqui!

A) Malpassada

- Externamente a carne tem cor marrom;
- Apresenta cor rosada nas partes mais próximas à superfície;
- Sua parte central tem cor vermelho-brilhante, é crua e suculenta;
- Sua temperatura interna varia de 60ºC a 65ºC;
- Quando a carne é pressionada com um garfo, somente a sua parte central cede à pressão.

B) Ao Ponto

- Externamente tem cor marrom;
- Apresenta o centro cor-de-rosa claro e não libera muito suco;
- Mantém temperatura interna de 70ºC;
- Quando pressionada com um garfo, cede apenas levemente.

C) Bem Passada

- Tem coloração marrom-acinzentada em todo o pedaço e a superfície tostada;
- Apresenta-se totalmente cozida e não libera suco;
- Sua temperatura interna atinge até 75ºC;
- Quando pressionada com um garfo, não cede à pressão.

Se você estiver no exterior e quiser pedir o ponto de carne que prefere, veja os nomes correspondentes em inglês, em espanhol e em francês.
PONTOS DA CARNE
INGLÊS
ESPANHOL
FRANCÊS
Mal passado
Rare
Poco hecho / jugoso
Saignant
Ao ponto
Medium
Em su punto
À point
Bem passado
Well done
Bien hecho
Bien cuit

Carnes & Vinhos
Sempre há uma boa carne a altura de um grande vinho.

Nem sempre é preciso preparar um prato sofisticado para acompanhar um vinho de qualidade. Duas características dos vinhos devem ser levadas em conta, para escolher o prato adequado: Tanino e corpo. Tânico é aquele vinho que amarra na boca (como uma fruta verde) e se revela mais agressivo nos vinhos novos. Encorpado é aquele que enche a boca, normalmente vinhos com bastante álcool são mais encorpados.

Quando a sugestão for uma picanha grelhada, contrafilé assado ou o rosbife à inglesa (feito no forno e servido quente), recomenda-se e tintos de guarda, como o francês Châteaux de Bordeaux, os italianos Brunello di Montalcino e Chianti Riserva. Mas atenção, estamos falando de churrasco formal, servido à mesa e não ao ar livre, que sugere vinhos mais descomprometidos como um Malbec argentino ou um Cabernet Sauvignon nacional.

Desvendando os segredos da carne

Uma boa carne, apesar de não ser muito fácil de ser reconhecida, é muito fácil de ser sentida. Mas a prática levará o churrasqueiro a escolher corretamente. Porém uma coisa é certa: "Não existe carne de primeira ou carne de segunda", como costuma-se classificar popularmente. Toda carne é boa se o boi do qual ela foi retirada for bom. 
Começam então a desossa, o corte e a limpeza da carne, que a seguir é embalada a vácuo e enviada para a câmara frigorífica para a maturação. Aqui cabe um parêntese: não se deve confundir maturação com congelamento. Toda carne de animal recém abatido é muito dura. Por isso, as carnes passam por um tempo de repouso, durante o qual ocorre um controle creiterioso de tempo e temperatura. Nesse período, suas próprias enzimas colocam-na ponto ideal de maciez. O sabor é fornecido pela própria qualidade do animal.
Após esta etapa, a carne está pronta para receber os exclusivos cortes. Durante todas as fases, a carne é manipulada sob os mais rígidos padrões de higiene e você irá recebê-la numa embalagem a vácuo, ou em ATM (Atmosfera Modificada), protegida de qualquer contaminação do ar. Você vai notar que a carne ainda embalada a vácuo fica um pouco escura, mas volta à coloração normal após alguns minutos em contato com o oxigênio do ar.

O Corte
 
O corte da carne talvez seja a parte mais delicada e importante de um churrasco. Não que a sua realização seja uma tarefa complexa, difícil ou mesmo proibida para iniciantes, mas sim, pelos diversos cuidados que são tomados anteriormente com a carne e que, influenciam diretamente no seu corte, como veremos a seguir. Para começar, vamos abolir as definições "carne de primeira" e "carne de segunda".
Toda carne - filé mignon, maninha, picanha, fraldinha, acém, músculo, etc... - é boa se o animal da qual ela foi retirada também for bom.
E para que isto aconteça é necessário um conhecimento profundo sobre raça, procedência, constituição física, alimentação, anatomia e tratamentos a que foi submetido o animal.
Já que falamos de anatomia, o estudo minucioso da forma e estrutura de um animal é fundamental para a elaboração de um corte de primeiríssima qualidade. Só através do conhecimento total detalhado dos tecidos, fibras e músculos, é possível a exploração das potencialidades de um animal. Mais uma vez, vamos recorrer a um exemplo: é praticamente impossível cortar uma picanha com peso acima de 1,5 kg. Simplesmente porque esta parte do animal tem essa conformidade anatômica, e não existem maneiras de se cortar uma picanha maior. Ao menos, maneiras honestas...

Venha aquecer suas emoções aqui.
 
O grande segredo de um ótimo churrasco é um excelente estado de espírito. Esta é a regra de ouro para você fazer do seu churrasco um enorme sucesso. Porque um churrasco não se resume a um encontro gastronômico, ele é, antes de tudo, um encontro entre pessoas onde serão celebradas algumas virtudes como a alegria, a confraternização a descontração e a amizade.

Churrasqueira e o braseiro. A conversa vai começar a esquentar.
 
Uma boa churrasqueira deve ser fechada na parte de trás e dos lados, para que forme um forno e concentre o calor. De preferência deve ser construída de alvenaria e forrada internamente de tijolos refratários. Em uma churrasqueira com essas características, é possível assar e grelhar carnes.
O carvão deve forrar o fundo da churrasqueira, numa profundidade de 20cm, ficando também a uma distancia de 20cm da grelha. Para atear fogo não é necessário usar nada além de carvão e álcool.
Uma ou mais pedras deve ser reduzida a pó e este pó, espalhado sobre o carvão (vale lembrar que o fundo do pacote de carvão já contém pó e migalhas suficientes). Quanto maior a quantidade de pó, mais fácil pega fogo.
Após a formação da brasa, deve-se bater no carvão com algum instrumento (uma pá de lareira, por exemplo) para que o braseiro assente e fique uniforme. A partir disso, cobre-se o braseiro com as cinzas que sobraram do churrasco anterior, para melhorar a concentração de calor.
Por isso não se deve retirar a cinza da churrasqueira, que servirá de proteção de respingos de gordura que formam labaredas. Nunca apague o fogo do carvão com água, pois isso diminui o calor interno, prejudicando o ponto da carne. Quando houver necessidade de uma maior concentração de calor num determinado ponto da churrasqueira, basta apenas movimentar as brasas do local onde está a carne.