O Chef



Ítalo Sales - 31 Anos. 
(84) 3202-2926 – (84) 9139-0066 
chefitalosales@gmail.com                                                                                                               
twitter@chefitalosales




Chef autodidata, no comando da cozinha do Aquaria Natal Hotel e Aquarius Restaurante localizado na orla da Praia de Ponta Negra desde março de 2012, 
o jovem chef Ítalo Sales, possui um currículo invejável. 
O natalense herdou de seu avô e da mãe 
o talento pela culinária. 
Em 2003, se formou no Hotel Escola Senac Barreira Roxa.
Posteriormente atuou no Camarões, na função de Auxiliar de cozinha. 
Daí por diante a carreira do chef ascendeu rapidamente: atuou no Restaurante Luna Bistrô, Pousada Maravilha (Fernando de Noronha/PE), Polaris Grupo International (Maracajaú/RN), Pousada Toca da Coruja  (Pipa/RN),Atlantis Divers, e finalmente, Hotel Escola Barreira Roxa, na função de instrutor. 
Na Pousada Toca da Coruja, em Pipa/RN, Ítalo ganhou o primeiro lugar no 5º Festival Gastronômico da Pipa em 2008 com o prato:


Risoto de Rabada de boi com brulée de foie gras e mel de engenho.



e ganhou também o segundo lugar no ano anterior com o prato:

Risoto de limão galego envoltos com filé de Cavala ao molho cítrico e calda de pitanga. 


  
Em 2006, na Pousada Maravilha, foi finalista entre as 12 melhores cozinhas do Mundo
- quesito gastronomia - pela revista Travel e Leisure. Não satisfeito, fez treinamentos com o chef
português Sérgio Augusto e com o sub-chef espanhol Miguel Ângelo, do Restaurante Saranda, da
Espanha. Além da capacitação com os chef brasileiro Giovanni Guedes, do Hotel Le Canton (Rio
de Janeiro), e com o chef italiano Douglas Santi, do restaurante Dressing (São Paulo).
 

Premiações:  

Pousada Toca da Coruja-Pipa/RN - Finalista do 5º Festival Gastronômico da Pipa-RN /2008 - em 1º lugar com o prato: Risoto de Rabada e brulee de foie grás. Finalista do 4º Festival Gastronômico da Pipa-RN/2007 - em 2º lugar com o prato: Risoto de limão galego envolto com filé de cavala ao molho cítrico e calda de pitanga.  Pousada Maravilha - Noronha/PE - Finalista entre as 12 melhores cozinhas do Mundo - Quesito Gastronomia - 2006 / Revista Travel e Leisure Inc. 


Experiência Profissional:  
                                                                       

Saranda Restaurante Espanhol / Brasil – Natal-RN
Função: Chefe de Cozinha
Tipo de cozinha: Mediterrânea/Espanhola
Atividade desenvolvida: Compras; Desenvolvimento e Elaboração do Cardápio; Controle de Estoque; Relacionamento com os fornecedores; Preparação e Armazenamento das Matérias-Primas; Confecção dos pratos individuais e decoração; Escala de funcionários; Elaboração de relatórios de operação e de avaliação; Verificação da manutenção de instalações, equipamentos e utensílios; Avaliação de desempenho de funcionários; Planejamento de rotinas de trabalho; Realização de treinamento de funcionários; Coordenação de equipe de trabalho; Controle de Limpeza e Higienização de Matérias-Primas, Utensílios e Equipamentos.




Hotel Escola Barreira Roxa – SENAC / Natal-RN
Função: Instrutor de Culinária
Cursos: Gastronomia p/ Executivos / Cozinheiro profissional.


Atlantis Diverswww.atlantisdivers.com.br / Natal - RN
Premiações: A 1ª do Brasil e a 2ª maior do mundo. / Maior e mais estruturada empresa de mergulho do Brasil. / Melhor Facility NAUI – 2002 / Melhor Operadora PDIC - 2003
Função: Chefe de Cozinha Operacional.
Atividade desenvolvida: Criação de cardápios: wellcome-drink, café da manhã, almoço, diving-breack e jantar, diversificado de acordo com as atividades desenvolvidas pelos mergulhadores. Fichas técnicas, lista de compras, inventários e insumos. Produção e execução do cardápio, abordo do catamarã, com duração de até 15 dias na costa Brasileira. Grupo de até 16 mergulhadores. Produção e execução da alimentação do staff (07 pax).
Tipo de cozinha: Cozinha personalizada.




Pousada Toca da Coruja - www.tocadacoruja.com.br  
Tibau do Sul – Pipa - RN
Premiações: Associado ao Roteiro de Charme 
The must Hotels – Hotel Guide”
“Guia Condé Nast Jonhanses –Recommended Hotels, Inns, Resorts & Spas”
“Guia 04 Rodas – Desde 2000” 
“Melhor Pousada do Brasil -2003 – Revista Viagem e Turismo” / “Prêmio 100 mais Brasil 2007 – Seleções Digest Readers”.                         
Função: Chefe de Cozinha Executivo.
Atividade desenvolvida: Supervisão, criação de novos pratos, fichas técnicas, lista de compras, treinamento de funcionários, atendimento ao cliente, desenvolvimento de organogramas funcionais de organização, limpeza, mise em place, e padrões de cozinha, controle de estoque, controle de câmara fria, produção e execução de cardápios.
Tipo de cozinha: Fusion – Contemporânea c/ produtos locais.



Polaris Grupo International Ltda / Maracajaú - RN
Condomínio e Restaurante Paraíso de Maracajaú.
Função: Chefe de Cozinha - Consultor  
Atividade desenvolvida: Responsável pelo restaurante atuando como gerente operacional de A&B, atendendo exigências e compromissos com os moradores Noruegueses, criação de cardápio, treinamento de funcionários, compras de materiais, estoque e controle financeiro.
Tipo de cozinha: Internacional.


Pousada Maravilha - www.pousadamaravilha.com.br / Fernando de Noronha – PE    
Premiações: “ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental” / “Top of Mind Brazil 2005” / “Best New Resorts 2005 for the Food-Obsessed Food & Wine Magazine” / “Finalista Melhor Hotel do Brasil em 2005 - Revista Travel & Leisure Inc.” / “Melhor Hotel de Praia”- Júri Revista Veja / "Melhor Small Hotel da América do Sul 2009 - Condé Nast Johansens 2009” / “Pousada do Ano - Brasil Travel News - Os dez mais do Turismo de 2008" / e "3rd Best Island Resort 2007 - Newsweek Japan".
Função: Chefe de Cozinha.
Atividade desenvolvida: Responsável por toda a organização do trabalho na cozinha: produção, gestão, rendimento, desempenho e liderança. Elaboração de cardápios, criação de novos pratos, fichas técnicas, lista de compras, treinamento de funcionários, atendimento ao cliente. Desenvolvimento de organogramas funcionais de organização, limpeza, mise em place, padrões de cozinha, controle de estoque, controle de câmara fria. Solicitar e verificar os materiais e insumos necessários para a execução. Inspecionar diariamente os serviços e procedimentos, diagnosticando falhas e visando melhorias junto à gerência. Acompanhar índice de satisfação do hóspede. Fazer o levantamento de custos dos alimentos junto ao setor de compras a fim de determinar o preço de venda. Definir possíveis formas de baixar o custo da cozinha. Checar e organizar o funcionamento e limpeza dos equipamentos e utensílios da cozinha. Supervisionar a qualidade dos alimentos, o sabor, a produção e as condições de manuseio dos mesmos. Coordenar o trabalho e o treinamento dos cozinheiros. Acompanhar serviços de dedetização realizados dentro do setor de trabalho. 
Tipo de cozinha: Contemporânea com valorização dos ingredientes locais.






Camarões Restaurante / Natal-RN
Função: Auxiliar de cozinha.

Restaurante Luna Bistrô / Natal-RN
Função: Auxiliar de cozinha

 

Aperfeiçoamentos:

 

*Treinamentos oferecidos pelo Restaurante Saranda - Brasil:
Treinamento com o Chef Português Sérgio Augusto, do Restaurante Saranda - Espanha.
Treinamento c/ o Sub-Chef Espanhol Miguel Ângelo, do Restaurante Saranda - Espanha.

*Treinamentos oferecidos pela Pousada Maravilha:
Treinamento c/ o Chef Brasileiro Giovanni Guedes, do Hotel Le Canton – Rio de Janeiro.
Treinamento c/o Chef Italiano Douglas Santi, do restaurante Dressing – São Paulo.
Treinamento c/ a certificação da Pousada Maravilha - ISO 140001(Sistema de Qualidade Ambiental).
Curso de Inglês. Duração: 02 anos.  Professora: Alexia.

*Treinamento oferecido pela Pousada Toca da Coruja:
Treinamento c/ o Chef da Engefood para utilização do forno combinado Rational modelo Selfcooking Center 102 elétrico 220V. Produção: Até 700 refeições. Tipos de funcionamento: Modo Selfcooking Control (9 tipos de funções, determinadas automaticamente pela medição automática do peso e utilização do sensor de núcleo):
Assados grandes - ex: peças em geral como pernil, costela e picanha. Peças pequenas de carne - ex: bifes, hamburgers, medalhões e escalopes. Aves - ex: frango, peru e outras em geral, com ou sem recheio.
Peixes - ex: filés ou postas, peixes inteiros com ou sem recheio. Panificação - ex: pães, tortas e bolos.
Acompanhamentos - ex: arroz, fritas, gratinados em geral, croquetes, entre outros. Produtos de batata - ex: batata frita, saute. Produtos com ovos/Sobremesa - ex: ovos estrelados, ovos mexidos; pudim. Finishing - ex: finalização de pratos para banquetes e à la carte, entre outros. Modo Forno Combinado (controlando o clima ideal dentro da câmara). Calor seco: 30 - 300 ºC. Calor úmido: 30 - 130 ºC. Combinado: 30 - 300 ºC. Vapor: 30 -100 ºC.  Modo Programação (programas abertos): 350 programas com até 12 passos ou 720 com até 06 passos.              

Cursos:

*Páscoa 2010 (Bombons, Trufas, Bolo e Ovos) Nestlé Professional – Chef Executivo Luciano Passos.(03hs) Uvifrios Food Services / Parnamirim - RN.

*Curso de Capacitação Profissional Avançada em Gastronomia com ênfase em Técnicas de Cozinha.(450hs – 09 meses)  Hotel Escola Barreira Roxa - SEBRAE / Natal-RN.
Módulos: Visão empreendedora; Relações humanas; Introdução ao turismo; Informações turísticas; Higiene, primeiros socorros e segurança no trabalho; Aplicativos de informática; Noções básicas de nutrição; Técnicas de produção de alimentos; Prática supervisionada.

*Curso de técnicas de preparo de pratos a base de ovino caprino, apicultura, fruticultura, galinha caipira. (40hs)  Hotel Escola Barreira Roxa – SEBRAE / Natal-RN.
Módulos: Técnicas de higiene, manipulação, produção e execução.

*Técnicas de culinária à base de camarão. (36hs)
 Hotel Escola Barreira Roxa - SEBRAE / Natal-RN.
Módulos: Técnicas de higiene, manipulação, produção e execução.

*Seminário de qualidade no turismo. (16hs)
 Hotel Escola Barreira Roxa - SEBRAE / Natal-RN.
Palestras: Tendências do mercado de trabalho no setor turístico; Marketing pessoal; Dinâmica motivacional; Qualidade no atendimento ao turista; Visão empreendedora; ISO 9002 Programa de qualidade.

*Decoração para mesas de frios. (08hs)
 Hotel Escola Barreira Roxa - SEBRAE / Natal-RN.
Módulos: Técnicas de cocção, cortes e decoração em frutas, verduras, defumados e laticínios; Montagem de bufê frio e quente; Prática supervisionada.

*Organização de eventos. (60hs)
Hotel Escola Barreira Roxa - SEBRAE / Natal-RN.
Módulos: Planejamento em eventos; Ética profissional; Consciência turística; Eventos em hotelaria;
                                                      Palestras.                                                           

                                              

Um comentário:

  1. Parabéns! Fiquei impressionada com seu currículo, visto que és ainda muito jovem, acho q o segredo está em fazermos com amor e dedicação aquilo q nos agrada. Ñ nos conhecemos, mas quero dizer q seu blog me ajudou um pouco a alavancar um projeto meu q estava parado, alias, q na verdade nem havia começado (rs). Valeu pela inspiração. Mais sucesso e prosperidade pra vc!
    Marielma Torres

    ResponderExcluir