terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1 em um milhão!

6a00d8341c5dea53ef0120a59a3ce0970b-800wi por você.
Não, não é photoshop. A foto acima saiu no Telegraph, é uma maçã que recentemente apareceu em uma árvore no pomar de Ken Morrish em Colaton Raleigh, Devon. Colhendo maçãs há mais de 45 anos o fazendeiro disse que nunca viu nada assim antes.
Segundo o artigo, “Os especialistas acreditam que as chances de encontrar uma maçã com uma linha tão perfeita entre o verde e o vermelho são mais de um milhão para um.”

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Meu primeiro azeite

Peque Oliva é um azeite espanhol feito especialmente para crianças. Diz o fabricante que ele tem um sabor doce e delicado e facilita a digestão por causa de sua baixa acidez. Além disso, contém uma quantidade de ácido linoléico similar àquela encontrada no leite materno. O “Tu primer aceite” vem numa lata de 250ml super colorida e divertida, que faz alusão às vitaminas presentes no produto: A, D, E e K. 

Azeite Au, O ouro líquido

au-olive-oil-1 por você.
Esse é um azeite de gente grande, muito mais conceitual. Embalagem simples e linda do azeite espanhol Au, do latim de ouro. Lembrando pra quem não sabe, que o azeite é conhecido como ouro líquido.

Pringles não é batata!

Na semana passada, a Procter & Gamble perdeu uma ação na justiça britânica na qual pedia a mudança de categoria da marca Pringles de batata para aperitivo, o que reduziria drasticamente sua carga de impostos. Acontece que o processo e o seu indeferimento no último dia 20/5, expuseram a marca de um jeito absurdo. O processo revelou que apenas 42% do produto é batata, sendo o resto composto por trigo, farinha de milho, gorduras e outros componentes. E obviamente as pessoas não gostaram de saber que de batata a Pringles não tem muito. Será que alguém realmente achava que a batata Pringles, era 100% batata?
Update: Na verdade, o resultado da estranha decisão beneficia o fabricante – em todos os seus sabores, as batatas da marca estarão isentas do imposto que hoje paga por ser… batata (o IVA). E a Procter&Gamble vai economizar alguns milhões de libras. Sim, “Pringles parece mais com um bolo ou um biscoito, porque elas são fabricados a partir de massa de pão” – justifica a decisao. Em espanhol, no El Mundo aqui.

Taça Iluminada





Vai fazer aquele risoto que só você sabe pro(a) parceiro(a) no final de semana e quer inventar moda na mesa? Que tal esse abajur afrescalhado? A ideia é genial, tenho que concordar! Uma taça de vinho, uma vela e uma cartolina. Se ficar legal ele(a) nem vai reparar no risoto!

Pipoca em Slow Motion!



Linda cena de um milho de pipoca explodindo em slow motion. Aqui eles foram filmados na velocidade de 5400 fps.


 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Surpresa!

E de repente no meio do seu chá, no meio do seu chocolate quente surge um urso, um veado ou uma coruja, como queira. Assim são as Hidden Animal Teacups. Podem ser compradas por 15 dólares aqui.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Você sabia?


Porque usar azeite de oliva?
As vantagens de usar azeite de oliva na cozinha são muitas, mais podemos resumi-las em duas: sabor e saúde. Sabor porque o toque gourmet do azeite de oliva faz a diferença em qualquer receita. É  por isso que é usado nas criações dos mais importantes chefs. Saúde porque é  a única gordura vegetal rica em HDL (colesterol bom) que traz efeitos benéficos para o coração.

Porque usar azeite de oliva espanhol?
Porque a Espanha é o maior produtor mundial, o que permite que o azeite espanhol ofereça uma variedade inigualável de azeitonas, tipos de azeite e qualidade.

Sabia que a Espanha é o maior produtor mundial de azeite de oliva?
A Espanha é  certamente o maior produtor mundial de azeite de oliva com safras anuais que superam o milhão de toneladas. Isso representa perto de 60% do azeite produzido na União Européia. No sul da Espanha, a região de Andaluzia é a maior região de cultivo de oliveiras no mundo.

Quais são  os países que mais importam azeite de oliva espanhol?
A Espanha é  o maior exportador mundial de azeite de oliva, sendo os seus principais clientes importadores outros países produtores, como a Itália e Portugal e países consumidores como os EUA, Austrália ou Brasil.

Espanha: maior exportador mundial de azeite de oliva.
A Espanha é  o maior exportador mundial de azeite de oliva e as suas marcas estão presentes em todos os continentes, tanto nas lojas, como nas casas ou nas criações dos mais renomados chefs.

Você  sabia que a Espanha tem mais de 260 variedades de azeitona?
Isso faz com que a Espanha possa produzir excelentes azeites monovarietais de picual, hojiblanca, cornicabra e arbequina, entre outras ou fazer blends que combinem as propriedades de cada variedade.

Qual a diferença entre azeite de oliva e azeite de oliva extra virgem?
O azeite de oliva é o suco natural da azeitona. Quando ele tem excelentes propriedades de qualidade e uma acidez inferior a 0,8º é denominado azeite de oliva extra virgem. Quando a sua qualidade não atinge os parâmetros do extra virgem ele é submetido a um processo de refino e misturado posteriormente com extra virgem. Este blend é o que comumente denominamos azeite de oliva.

A cor define a qualidade do azeite de oliva?
Não. A cor não interfere na qualidade do azeite de oliva. As degustações profissionais são feitas num copo azul escuro que não permite ver a cor do azeite porque este é irrelevante em relação à sua qualidade.

Você  sabia que é possível fazer doces com azeite de oliva espanhol?
O azeite de oliva espanhol pode substituir qualquer outra gordura vegetal na elaboração de doces, tornando-os mais saudáveis.
É melhor fritar com azeite de oliva?
Sim. Além de ser uma gordura vegetal mais saudável, ele agüenta maiores temperaturas sem se oxidar e cria uma película envolvente no alimento que impede que este se encharque de gordura. Do ponto de vista do sabor, experimente um simples ovo frito no azeite de oliva espanhol e desfrute a diferença.

Sabe como é feito o azeite de oliva espanhol?
O azeite de oliva espanhol é feito a partir do fruto da oliveira, a azeitona. É, portanto, um produto 100% natural. As azeitonas são recolhidas no último trimestre do ano e prensadas em menos de 24 horas. O suco destas azeitonas, extraído por procedimentos mecânicos, é o azeite que chega à sua mesa.

Qual é o melhor azeite de oliva?
Aquele que você mais gostar. Os azeites de oliva espanhóis apresentam uma variedade enorme, desde os mais adocicados aos mais amargos ou picantes. Cada prato harmoniza-se melhor com um ou outro tipo, mas sempre em função do seu próprio gosto.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Paris vs Nova Iorque!

Como é bom descobrir blog novo, como é bom ver que tem gente talentosa e original por aí. Uma recente descoberta foi o blog Paris vs New York. O nome já diz tudo, eu gostei de tudo, mas óbvio, gostei mais das comparações gastronômicas. Só pelo croque-monsieur eu já sou Paris, e você é mais Paris ou NY? Vale um click!

Salada Caprese


Telha de massa phyllo
2 folhas de massa phyllo

Tapenade
150 g de azeitonas pretas
1 filet de anchova
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de vinagre
1 pitada de tomilho
1/2 colher (sopa) de alcaparras
50 ml de óleo de oliva

Salada
300 g de tomates-cereja
300 g de mozzarella di bufalla (use bolinhas pequenas)
Orégano a gosto
Folhas pequenas de manjericão a gosto
Óleo extravirgem de oliva a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Decoração
Pinceladas de tapenade para decorar os pratos
Folhas de manjericão fritas em óleo quente

PREPARO:

Telha de massa phyllo 

Corte as folhas de massa phyllo em quadrados de 10 cm de lado.

Tapenade 

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.

Salada

Corte os tomates-cereja pela metade, misture com a mozzarella, também cortada pela metade, e tempere com sal, pimenta, óleo extravirgem e orégano. Passe para um escorredor para eliminar um pouco a água. 
Por último, junte as folhas de manjericão.

Finalização

Com a ajuda de um pincel, "pinte" os quadrados de massa phyllo com a tapenade. Asse em forno preaquecido a 150º C, por cerca de 10 minutos. Decore os pratos com uma pincelada de tapenade. 
Monte a salada, intercalando as telhas de tapenade com os tomates e a mozzarella. Finalize com as folhas de manjericão fritas.

Por que cozinhar em panelas de cobre?









As panelas de cobre parecem um luxo. Serão de fato? Parece que não, pois o cobre conduz muito bem o calor: todo excessode calor, num ponto da panela, é rapidamente dissipado, porque o calor se propaga rapidamente para o resto do utensílio. Uma casssarola de cobre reage, pois, rapidamente as variações de temperatura, o que garante um cozimento por toda a superfície do recipiente, fundo e bordas, sem "pontos quentes" ou pontos de super-aquecimento que aprisionariam as moléculas, as carbonizariam e dariam um 
gosto de queimadoa todo o prato. 

O cobre, parece que se controla melhor a temperatura, que se pode fazê-lavariar à vontade, sem excesso de inércia, o que é indispensável para os molhos mais delicados e para os pratos cozidos em fogo brando. Para evitar o contato tóxico do azinhavre*, deve-se, porém recobrir os utensílios de cobre comestanho puro, hoje em dia por eletrólise. 

Esta "estranhagem" deve ser renovada regularmente. Não se estanha, contudo, o tacho para bater clara em neve nem a panela de sabayon, pois as batidas raspariam o estanho, que é um metal bem mole. Deve-se, por outro lado, evitar aquecer demais um recipiente estanhado sob pena de derreter o estanho.
Acontece que o cobre é bonito. Caro também! podemos muito bem substituí-lo por um outro metal condutor, como o aluminío, o inox, mas é necessária certa espessura para evitar as queimaduras.

*Azinhavre é o nome dado à camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.O cobre e as ligas metálicas que contêm cobre, como por exemplo o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada. A essa formação dá-se o nome de azinhavre (que é tóxico e popularmente é chamado de zinabre).