
Uma breve explicação técnica: Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas, produzindo o ácido sulfénico. Como este ácido é instável, ele dissipa no ar e chega aos nossos olhos. Porém este gás volátil é o que confere à cebola, seu sabor e o inconfundível aroma agradável quando refogada!
Cebolas sem lágrimas: Existem diferentes métodos e lendas para conter o choro ao manipular as cebolas, uns mais curiosos e até ridículos, como óculos de proteção, palitos de fósforo nos cantos da boca, etc.. e outros mais lógicos, como descascar a cebola submersa em uma vasilha com água e depois fatiá-las sob a torneira (na minha opinião pouco prática e ecológica).
Pique ou fatie cebola como um Chef: para isso é necessário somente uma faca de qualidade, multiuso, com 6 ou 8 polegadas (conhecida também como “faca Chef”), que é vendida em qualquer supermercado. E siga as instruções abaixo:


Para fatiar: segure a cebola de lado e passe a faca cima para baixo, formando anéis. Dispense a base da raíz.

Para picar: corte a cebola ao meio verticalmente. Vire a parte cortada para baixo e faça uma série de cortes horizontaos, mantendo a base dura da raíz.

Depois faça vários cortes como na foto.

Segure a cebola sobre uma tábua, e comece cortando pelo lado oposto da raíz, formando cubos, dispense a base dura da raíz.
Desta forma você não “macera” a cebola, que libera todo o gás, te fazendo chorar e nem a cebola perde o sabor, que em alguns casos chega até a amargar! Para lavar a mão, utilize limão. Abraços!
fotos e fontes: Wikipedia e Le Cordon Bleu
Nenhum comentário:
Postar um comentário